Da mesma maneira que existem especialidades médicas distintas, existem também especialidades odontológicas que tratam de diferentes problemas. A Odontologia se subdivide em diversas áreas especializadas na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de problemas específicos. Por isso é importante saber qual profissional procurar para receber o tratamento adequado. A seguir explicaremos as principais especialidades.
CLÍNICO GERAL
Normalmente é o primeiro profissional a ser procurado, é o responsável pelo tratamento preventivo, acompanhamento e limpeza periódica. Realiza os procedimentos mais comuns como: tratamento de cáries, remoção de tártaro, colocação de resinas e restaurações. Normalmente ele faz a análise dos problemas odontológicos, dá o diagnóstico e encaminha para um especialista.
ODONTOPEDIATRA
É o especialista que atende e trata crianças, ele monitora o desenvolvimento da arcada dentária e do rosto da criança, prevenindo e controlando os problemas que afetam a dentição. É o primeiro dentista que consultamos em nossas vidas, cuidando dos dentes de leite até a troca pelos permanentes. Além de ser fundamental na educação das crianças no que diz respeito à saúde e higiene bucal, ele orienta os pais sobre comportamentos prejudiciais, como o uso de chupetas e roer unhas, entre outros. Existem também o odontohebiatra, que cuida dos adolescentes, e o odontogeriatra, que cuida dos idosos.
ORTODONTISTA
Responsável pelo posicionamento correto dos dentes e do osso maxilar, corrigindo as funções da mastigação e da fala. É responsável pelo planejamento ortodôntico, decidindo qual o melhor tratamento e acompanhando o paciente durante o tratamento, o que ajuda a prevenir problemas futuros devido à má oclusão dos dentes. Normalmente, problemas envolvendo essas partes da boca são corrigidos com o uso de aparelhos dentários.
PERIODONTISTA
É que cuida da saúde das gengivas, tratando problemas como gengivite, periodontite e placas bacterianas. Previne, diagnostica e trata as doenças periodontais, garantindo dentes fortes e firmes. O seu trabalho também envolve cuidados com os ossos, ligamentos e com o tecido que recobre a superfície da raiz do dente.
IMPLANTODONTISTA
É especialista em fazer cirurgias de implantes dentários, próteses fixas ou móveis, parciais ou completas, participando do processo de escolha da prótese mais adequada e prevenindo problemas durante o processo de implantação.
ENDODONTISTA
Este especialista faz os tratamentos de canal, cuida da polpa dentária, que é a parte que fica dentro dos dentes e inclui o sistema de canais radiculares e tecidos periapicais, responsáveis por sustentar, nutrir e defender os dentes. Entre os procedimentos estão a correção de trincas, fraturas e traumas que afetam a estrutura interior do dente, com cirurgias no tecido e nas cavidades pulpares.
PROTESISTA
Especialista na reabilitação do dente em todas sua funcionalidades, estética, fonética e de mastigação, recolocando dentes destruídos ou perdidos e confeccionando coroas, próteses dentárias fixas, removíveis ou próteses totais (dentaduras), melhorando a saúde dos pacientes, a qualidade de vida e a autoestima.
ODONTOLOGIA ESTÉTICA
Dentista especializado na estética, no embelezamento dos dentes. Entre outros serviços, realiza clareamentos dentais, uso de resinas diretas, facetas, lentes de contato dental, e restaurações estéticas.
ESTOMATOLOGISTA
Atua nos cuidados das manifestações bucais de doenças sistêmicas que possam interferir no tratamento odontológico, na prevenção, no diagnóstico e no tratamento das doenças da boca e de suas estruturas, como hiperplasias, aftas e lesões de herpes, evitando a disseminação de doenças que podem chegar à circulação causando danos em outras estruturas do organismo.
DISFUNÇÃO TEMPOROMANDUBULAR E DOR OROFACIAL
É uma área nova da Odontologia, responsável pelo tratamento das alterações da Articulação Temporomandibular (ATM), como os casos de bruxismo, estalos na ATM, mandíbula travada e deformidades, entre outros problemas, quadros que costumam surgir acompanhados de dores orofaciais. Fazem parte dos tratamentos os procedimentos de ajuste, o emprego de aparelhos para correção ortodôntica, a reabilitação, e outros procedimentos.