Livre-se das dores de cabeça tensionais com div

A dor de cabeça é um dos problemas de saúde mais comum, podendo interferir de qualidade de vida das pessoas se for recorrente. Entre as causas mais comum estão as provocadas por tenção muscular, por uso excessivo de medicamentos, a enxaqueca, a sinusite, e anemia, podendo ser tratadas por um clínico geral, por um neurologista ou por um otorrinolaringologista, dependendo do caso. Existe também as dores de cabeça associada a DTM, que são tratadas por dentistas especialistas em dores orofaciais.

No caso da DTM (abreviatura de Disfunções Temporomandibulares), que são problemas na mandíbula, e atingem uma boa parcela da população em todo mundo, onde uma grande percentagem destas pessoas, são acometidas por dores de cabeça constante ou enxaquecas.

A dor de cabeça associada a DTM, pode ocorrer logo pela manhã ou durante todo o dia, e pode estar associada a outras dores musculares, como no maxilar, no pescoço, na nuca ou no ouvido. São sintomas que podem ser confundidos com outras patologias, dificultando tanto o diagnóstico como o tratamento.

Associados à articulação temporomandibular (ATM), existem vários ligamentos conectados a diversas partes da face, como por exemplo o nervo trigêmeo, e os problemas nesta articulação são frequentemente responsáveis pelas dores de cabeça.

A dor de cabeça causada por tensão, são muito comum, podendo ser crónicas. Existem vários fatores responsáveis, como as tensões musculares causadas pelo estresse que podem causar bruxismo por exemplo, e vão refletir na ATM, que apesar de não ser a causa vai ser responsável pela transmissão da dor.

O fator mais importante na compreensão das cefaleias tensionais é o diagnóstico diferencial. Elas podem ter causas de tensão muscular ou até tumores intracranianos, passando por vários tipos de diagnósticos diferentes.

Os tratamentos variam muito. Para as tensões musculares, que são as mais comuns, os tratamentos vão desde miorelaxantes, placas oclusais e analgésicos até o uso da toxina botulínica. Além destes, uma novidade acaba de ser lançada mundialmente: o Dispositivo Intra Oral Vibratório (DIV), que inibe a contração involuntária noturna dos músculos da mastigação.

Este novo tipo de tratamento foi desenvolvido pelo Prof. Dr. Marcelo Bolzan, que trabalha com Dor Orofacial e DTM há mais de 30 anos. Formado na FOUSP, com Pós-Graduação na USC e na UCLA nos Estados Unidos, além de Doutorado na Escola Paulista de Medicina, já atendeu junto a seus alunos mais de 8 mil pacientes na FOUSP e outros milhares em seu consultório particular. Nos últimos 15 anos tem pesquisado e publicado artigos científicos em prestigiosas revistas internacionais sobre o Dispositivo Intra Oral Vibratório (DIV), obtendo resultados muito promissores com o aparelho, que estará disponível para os pacientes com dores de cabeça e na face.

UMA BREVE HISTÓRIA DO DISPOSITIVO INTRA ORAL VIBRATÓRIO (DIV)

Após minha graduação na Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP), senti um interesse em estudar oclusão dental, e através da indicação de um colega professor fui aceito na University of Southern California (USC) para estudar reabilitação oral. Após 1 ano de estudos na área tive contato com um colega da University of California, aonde professores estavam estudando os problemas de oclusão dental e da ATM com uma abordagem diferente e inovadora.

Solicitei então uma entrevista com um desses professores, e após uma avaliação fui aceito para estudar na University of California em Los Angeles (UCLA). Nesta nova abordagem multidisciplinar e focada no diagnóstico eu pude aprender e praticar novos tratamentos para pacientes com dores orofaciais.

Após mais um ano de estudos retornei a São Paulo e com o apoio do Prof. Dr. José Fortunato dos Santos, comecei a tratar pacientes com disfunção temporomandibular no Centro de Pesquisas Clínicas do Departamento de Materiais Dentários da FOUSP.

Logo em seguida comecei, junto com colaboradores, a atender e dar cursos sobre o tema na Fundação para o Desenvolvimento da Odontologia (FUNDECTO), onde fiquei por 30 anos, com um breve intervalo em que lecionei e atendi no Núcleo de Apoio à Pesquisa em Materiais Dentários (NAPEM), sempre lecionando e aprimorando os conhecimentos adquiridos nos EUA e atendendo pacientes carentes.

Os tratamentos de então, apesar de eficientes, em muitos casos traziam certa frustração por precisarem frequentemente do apoio de medicações que poderiam causar problemas com o uso prolongado. Ao notar que a maioria dos casos, inclusive os articulares, envolviam os hábitos parafuncionais exacerbados, e que as placas de mordida atenuavam os efeitos dos hábitos noturnos mas não os inibiam, surgiu a ideia de pesquisar uma forma de inibir a contração muscular noturna indesejada.

A forma escolhida foi através do biofeedback, que consiste em dar uma resposta forte porém não danosa para que a contração muscular não acontecesse. Após vários testes a vibração foi o estímulo escolhido por ativar uma resposta reflexa de relaxamento muscular sem causar nenhum dano. Vários protótipos foram idealizados por mim até que um modelo foi eficaz o suficiente para ser usado por pacientes e um artigo científico foi escrito começando a demonstrar o potencial de melhora das dores de cabeça.

Durante os testes o novo dispositivo demonstrou ser mais eficaz na melhora das dores de cabeça e do rosto de origem muscular do que as placas convencionais e do que vários tipos de medicamentos. Neste período outros artigos científicos foram escritos sobre o dispositivo.

Após o pedido de patente, iniciou-se o trabalho de criar um produto baseado nos protótipos anteriores que fosse viável comercialmente. Esta fase se mostrou extremamente trabalhosa, difícil e onerosa, foram muitos anos de tentativas e erros até se chegar em um modelo viável com uma durabilidade razoável.

Atualmente o DIV está sendo produzido em pequena escala e sendo oferecido somente por mim, mas em breve será disponibilizado também por dentistas que se interessem em oferecer este tratamento inovador.

O DIV é um produto inovador e único no mundo, não existindo similares. O aparelho foi criado e desenvolvido inteiramente no Brasil com tecnologia nacional e muitos anos de pesquisa.

O dispositivo é indicado para dores de cabeça ou rosto tensionais e tem se mostrado eficaz também como tratamento acessório das enxaquecas. O DIV estará disponível para quem se interesse em experimentar esta novidade.