Dores de cabeça frequentes podem estar associadas a DTM

Dores de cabeças frequentes – Foto Pexels / Pavel Danilyuk
Dores de cabeças frequentes – Foto Pexels / Pavel Danilyuk

A dor de cabeça é um dos problemas de saúde mais comuns e pode interferir na qualidade de vida das pessoas se for recorrente. 

Entre as causas mais comuns estão as provocadas por tensão muscular, por uso excessivo de medicamentos, pela enxaqueca, pela sinusite e pela anemia, e podem ser tratadas, dependendo do caso, por um clínico geral, por um neurologista ou por um otorrinolaringologista. Além destas, existem também as dores de cabeça associadas à DTM, que são tratadas por dentistas especialistas em dores orofaciais.

As DTMs (abreviatura de Disfunções Temporomandibulares) são problemas na região orofacial e atingem uma grande parcela da população de todo o mundo. Uma grande porcentagem dessas pessoas é acometida por dores de cabeça constantes ou enxaquecas que podem estar associadas às DTMs.

A dor de cabeça associada a DTM pode ocorrer logo pela manhã ou durante todo o dia, e pode estar associada a outras dores musculares, como no maxilar, no pescoço, na nuca ou no ouvido. São sintomas que podem ser confundidos com outras patologias, dificultando tanto o diagnóstico como o tratamento.

Existem vários nervos conectados à diversas partes da face associados à articulação temporomandibular (ATM), como por exemplo o nervo trigêmeo. Os problemas nesta articulação são frequentemente responsáveis pelas dores de cabeça. 

As dores de cabeça causadas por tensão são muito comuns, podendo ser crônicas. Existem vários fatores responsáveis, como as tensões musculares causadas pelo estresse que podem causar bruxismo, por exemplo, sobrecarregando a ATM, que apesar de não ser a causa vai ser responsável pela transmissão da dor. 

O fator mais importante na compreensão das cefaleias tensionais é o diagnóstico diferencial. Elas podem ter causas de tensão muscular ou até tumores intracranianos, passando por vários tipos de diagnósticos diferentes.

DIV: Dispositivo Intra Oral Vibratório
DIV: Dispositivo Intra Oral Vibratório

Os tratamentos variam muito. Para as tensões musculares, que são as mais comuns, os tratamentos vão desde miorelaxantes, placas oclusais e analgésicos até o uso da toxina botulínica. Além destes, uma novidade acaba de ser lançada mundialmente: o Dispositivo Intra Oral Vibratório (DIV), que inibe a contração involuntária noturna dos músculos da mastigação.

Este novo tipo de tratamento foi desenvolvido pelo Prof. Dr. Marcelo Bolzan, que trabalha com Dor Orofacial e DTM há mais de 30 anos. Formado na FOUSP, com Pós-Graduação na USC e na UCLA nos Estados Unidos, além de Doutorado na Escola Paulista de Medicina, já atendeu junto a seus alunos mais de 8 mil pacientes na FOUSP e outros milhares em seu consultório particular. Nos últimos 15 anos tem pesquisado e publicado artigos científicos em prestigiosas revistas internacionais sobre o Dispositivo Intra Oral Vibratório (DIV), obtendo resultados muito promissores com o aparelho, que estará disponível para os pacientes com dores de cabeça e na face a partir de janeiro de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *